top of page

Petecão visita Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro



Acompanhado do prefeito de Rodrigues Alves, Jailson Amorim, o senador Sérgio Petecão esteve reunido nesta segunda-feira, 8, com o comando do Navio de Assistência Hospitalar Doutor Montenegro (NAsH), que presta assistência hospitalar por meio da Marinha do Brasil. No Acre, anualmente, o Navio ancora em Cruzeiro do Sul e presta assistência aos ribeirinhos ao logo de toda a região do Juruá.


Para este ano, Petecão, destinou R$ 216 mil ao hospital fluvial, a verba será investida em novos equipamentos. “Procuro todo ano enviar um pouco de dinheiro para o Doutor Montenegro. Essa é uma contribuição que faço em nome de toda a população de nosso estado, entendo que é fundamental a vinda do Navio para o Acre. Muitas vezes, essas pessoas não têm acesso ao sistema público de saúde”, afirmou o senador.



A missão principal do Navio Doutor Montenegro é de levar atendimento às populações ribeirinhas e de difícil acesso, além de manter uma vigilância epidemiológica e combater o avanço de endemias e pandemias.


A bordo, a embarcação conta com uma equipe de saúde que atua na área médica e odontológica, podendo realizar exames laboratoriais de análises clínicas, dermatológicos e radiológicos, além de partos normais, pequenas cirurgias, tratamento odontológico e vacinação em larga escala.


O navio está equipado com duas lanchas para transporte de pessoal, três consultórios, dois gabinetes odontológicos, um laboratório, uma farmácia, uma sala de exame radiográfico, duas enfermarias, uma sala de cirurgia, uma sala de emergência, UTI, rede de computadores para cadastramento de pacientes e sala para instrução equipada com televisão e vídeo.


Toda a estrutura permitirá o trabalho de 60 pessoas, sendo: 14 oficiais, 19 suboficiais e sargentos e 27 cabos e marinheiros, além da tripulação que envolve médicos, dentistas, enfermeiros e farmacêuticos, podendo ainda receber profissionais da saúde de governos estaduais e municipais.

bottom of page