top of page

Petecão quer garantir recursos da Polícia Federal

O senador Sérgio Petecão (PMN) entra esta semana com uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) junto à Mesa Diretora do Senado Federal.A matéria visa assegurar que os recursos previstos no Orçamento Geral da União para a Polícia Federal (PF) sejam executados integralmente. O objetivo é evitar os chamados “contingenciamentos”, ou seja, a redução do volume de recursos inicialmente alocados. Para Petecão, a diminuição da verba aprovada pelo Congresso Nacional prejudica as ações da PF, "principalmente em termos de Amazônia".


Em sua justificação, o senador acreano lembrou que uma das ações da PF ao longo da fronteira, a “Operação Sentinela”, teve sua realização comprometida com a redução de recursos. "Os cortes prejudicaram muito as principais metas da operação como o combate ao narcotráfico e ao contrabando". O parlamentar disse ainda que a redução da verba obrigou a diminuição de efetivo da PF em locais estratégicos e causou até falta de combustível para a realização de diligências. "Foi um verdadeiro desastre em termos operacionais".


Petecão destacou ainda o lançamento do “Plano Estratégico de Fronteiras” pela presidenta Dilma Roussef. Para ele, a iniciativa só terá sucesso com a participação ativa da PF, que conhece os pontos estratégicos da fronteira.”Para isto,a PF vai precisar da totalidade dos recursos previstos sob pena de não realizar as próprias atribuições”.Por fim, lembrou ainda que os cortes resultaram na diminuição de efetivos importantes da PF no Acre ,”como em Assis Brasil,Taumaturgo e Plácido de Castro,além de Eirunepé(AM),sob a responsabilidade da superintendência acreana”.

bottom of page