top of page

Petecão propõe documento conjunto

Brasília - Em meio às discussões da reunião de bancada desta terça-feira (13), em Brasília, o senador Sérgio Petecão(PMN) sugeriu que fosse elaborado um documento conjunto por parte dos políticos acreanos no Congresso Nacional cobrando do Governo Federal um prazo para a liberação de emendas.”Temos que expressar nossa indignação pela demora na liberação e exigir uma resposta definitiva do Governo”. Segundo Petecão, a cobrança das emendas é função primordial dos parlamentares, ”que com isto demonstram seu compromisso político com a população de seu Estado”.


Petecão lembrou que hoje os políticos vivem em cima de números fictícios. Segundo ele, o parlamentar se compromete com suas bases e na hora, via de regra, não consegue a verba para obras fundamentais para a comunidade. ”É um desgaste que muitas vezes leva a um descrédito não merecido pela classe política”. E disse ainda que muitas prefeituras não tem estrutura para enfrentar sozinha os custos de uma administração, ”e precisam fundamentalmente das emendas para tocar suas obras. O pior é que muitas vezes ainda lutam contra a inadimplência herdada de administrações anteriores”.


O senador defendeu ainda que o Governo do Estado crie mecanismos que ajudem as prefeituras a sair da inadimplência. Para ele, é importante que as prefeituras possam contar com as emendas parlamentares, sob pena de comprometer de vez sua administração. ”Mas para isto precisam de ajuda para quitar débitos com órgãos federais”. Petecão acrescentou ainda que a maioria dos prefeitos não pode estar em Brasília, sempre que necessário, para poder cobrar as emendas.” Sem falar que esperam por emendas de 2 ou 3 anos atrás, os restos a pagar, sem ter a menor certeza que vão ser liberadas”.

bottom of page