top of page

Petecão evita que municípios sofram com o desabastecimento de combustível


Da esquerda para direita: deputado federal Jesus Sérgio, deputada federal Jéssica Sales, senador Sérgio Petecão, diretor-geral da ANTAQ, Mário Povia.


O coordenador da bancada federal do Acre, senador Sérgio Petecão (PSD), se reuniu com o Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários – ANTAQ, Mário Povia, para solicitar que o órgão se sensibilize com relação ao risco de desabastecimento de combustível nos municípios de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo.


A diretoria regional da ANTAQ, em Rondônia, resolveu cobrar o registro das empresas que fazem o transporte de combustível na região desde o acidente que causou a explosão de um barco no Rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, com mais de 5 mil litros de gasolina, no mês passado.


O processo de autorização das empresas de transporte de combustível, solicitado pela ANTAQ, acarretaria em um longo processo burocrático que deixaria paralisado todo o abastecimento em Porto Walter e Marechal Thaumaturgo por prazo indeterminado.


Petecão ressaltou que é de extrema importância que as autoridades criem mecanismos para garantir mais segurança no transporte de combustíveis, contudo, a paralização do serviço geraria um caos nos municípios, que dependem das empresas para que o combustível chegue aos municípios.


“A falta de abastecimento nesta região causaria muitos danos, pois as pessoas dependem do combustível para acesso a todo o tipo de suprimento e transporte”, disse Petecão.


Após a reunião, a ANTAQ decidiu que as empresas poderão voltar a realizar o transporte de combustível ainda que sem o registro, em caráter excepcional. Contudo, as transportadoras deverão, desde já, buscar regularização junto à agência.


A reunião contou com a presença da deputada federal Jéssica Sales e do deputado Jesus Sérgio.

bottom of page