top of page

Petecão destina recursos para a compra de alimentos de pequenos produtores



Pela primeira vez na história, um parlamentar acreano destina recursos para Companhia Nacional de Abastecimentos (Conab). O montante, R$ 1 milhão, será utilizado para a compra da produção de pequenos agricultores, que será doada para instituições do estado.


Para o senador Sérgio Petecão, o projeto garante a compra de produtores e beneficia instituições com alimentos gratuitos e de qualidade. “85% dos produtores do Acre são agricultores familiares, por isso a importância de darmos condições de trabalho e garantia da compra desses alimentos”, explicou.


A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) será uma das instituições beneficiadas. A presidente Cecília Lima deu um depoimento emocionado. “Eu fico emocionada quando aquele caminhão chega lotado de alimentos, quando muitas crianças não tem tomado nem o café da manhã. O senador não calcula o quanto esse milhão se multiplicou”, destacou com lágrimas nos olhos.


Dona Fátima é produtora do projeto de assentamento Baixa Verde, ela parabenizou ao senador pela sensibilidade. “Eu conheço a dificuldade dos produtores para escoar a produção. Às vezes, tem o produto mas não tem para quem vender. Com esse programa, ganha o produtor e ganha as instituições. Minhas palavras são de gratidão”, afirmou.



A Conab fará a aquisição dos produtos. Em seguida, destinará ao banco de alimentos da prefeitura de Rio Branco, que fará a distribuição para instituições do estado. Serão 10 cooperativas fornecedoras dos alimentos; 140 produtores beneficiados; 71 instituições receberão as doações e mais de 254 mil quilos de alimentos serão entregues.


Alessandra Cavalcante, superintendente da Conab no Acre, parabenizou a iniciativa do senador Petecão. “A Conab, desde sua existência aqui no Acre, é a primeira vez que recebe recursos de um parlamentar. Eu fico emocionada em saber que esses produtores terão uma garantia de renda e esses alimentos serão destinados a quem mais precisa”, afirmou.

bottom of page