top of page

Petecão defende maior proteção para os juízes

Brasília - O senador Sérgio Petecão (PMN) disse que o Estado brasileiro precisa dar maior proteção à magistratura, em especial aos encarregados de julgar organizações criminosas, como grupos de extermínio e réus de alto poder ofensivo. Petecão garantiu que vai trabalhar na articulação da aprovação do Projeto de Lei da Câmara nº3/2010, atualmente em tramitação no Senado Federal, e diz que o juiz poderá decidir pela formação de colegiado para a prática de qualquer ato processual quando se tratar de assunto e circunstâncias que coloquem em risco sua integridade física.


O senador acreano destacou que a morte da juíza carioca Patrícia Aciolli, suspeita de ter sido assassinada por milícias em atividade no Rio de Janeiro, coloca em alerta todo o Estado democrático. Para o parlamentar, a execução da magistrada exige uma tomada imediata de posição de todas as instituições da sociedade civil organizada. "O assassinato da juíza é uma afronta ao Estado de Direito". Petecão, afirmou ainda que a morte da juíza é uma ousadia do crime organizado que ,com isto, experimenta o poder de reação Estado e suas instituições.


Ainda nesta segunda-feira, o senador visitou Tribunal de Justiça do Acre, onde foi recebido pelo desembargador Aldair Longuini, presidente do TJ/AC e pela desembargadora Eva Evangelista, presidente da Escola Superior da Magistratura. Na visita, Petecão reafirmou seu empenho para a liberação de 2 emendas parlamentares no valor total de R$ 650 mil para a Justiça do estado. Segundo levantamentos, o Acre possui um magistrado sob proteção policial .


Durante o encontro, Petecão colocou seu gabinete à disposição do TJ/AC e disse que a magistratura acreana "engrandece a Justiça nacional".

bottom of page