Petecão reforça apoio aos estudantes brasileiros na Bolívia

O senador Sérgio Petecão (PMN) manteve novo contato telefônico no final da tarde de ontem de Brasília com o embaixador brasileiro em La Paz, Marcel Biato. Na conversa, Petecão reforçou sua preocupação com cerca de 700 estudantes brasileiros de medicina na cidade boliviana de Cobija ,capital do Departamento de Pando. Os estudantes, a maioria acreanos, foram surpreendidos na semana passada com a exigência de comprovante de residência por parte do Governo boliviano. Segundo relatos, cada aluno teria de desembolsar cerca de R$ 1.000,00 para ter o direito de fazer os exames de julho. ” Temos que encontrar uma solução para o caso”, disse o senador.


Ainda no final da semana passada, Petecão viajou para Epitaciolândia logo que tomou conhecimento da situação . Ao chegar ao município, junto com os vereadores Nonato e Davi se reuniu na sexta-feira(1) com um grupo de estudantes acreanos .De lá mesmo, entrou em contato com o embaixador Marcel Biato para expor a situação. O diplomata, por sua vez, prometeu se inteirar do assunto junto ao Consulado brasileiro em Cobija, chefiado pelo assistente de Chancelaria, Estáquio Almeida e Souza. Ontem pela manhã, o embaixador confirmou as denúncias e na conversa à tarde com o senador acreano classificou as medidas do Governo boliviano como “extemporâneas”.


O embaixador disse ainda a Petecão que o Brasil abriga hoje cerca de 70 mil bolivianos, muitos dos quais desfrutaram de anistia e concessão gratuita de visto de permanência pelo Governo Federal. O diplomata apontou a nova direção da migração boliviana como responsável pelas medidas e disse que a Bolívia está descumprindo acordos bilaterais com este tipo de atitude aos estudantes brasileiros. O senador acreano lembrou que muitos alunos acreanos que estudam em Cobija moram em Brasiléia e Epitaciolândia por questão da moeda e da própria segurança.Em discurso na tribuna do Senado Federal, Petecão pediu a intervenção do Governo brasileiro para anular a exigência descabida ,”e dar um pouco de tranqüilidade a tantos estudantes em vésperas dos exames”.

© 2019 Senador Sérgio Petecão -  Desenvolvido por Linnyki Fernandes