Petecão quer definição sobre a ponte do Madeira

Brasília - O senador Sérgio Petecão (PMN) irá solicitar informação ao Ministério dos Transportes acerca da abertura de licitação para a construção da ponte sobre o rio Madeira, no trecho da BR-364 que divide o Estado do Acre de Rondônia. Atualmente, o rio apresenta uma forte redução em seu volume de água, dificultando a travessia das balsas que garantem grande parte do abastecimento de todo o Estado acreano.


“Devemos estar atentos, pois, nesta época o rio continua a baixar, comprometendo ainda mais o transporte de mercadorias vindas do resto do país”, lembrou o senador.

Em visita aos municípios do interior, o parlamentar acreano ouviu de perto a apreensão de vários comerciantes locais, que têm medo que a dificuldade na travessia da balsa do Madeira possa afetar mais o abastecimento, provocando alta de preços e até a falta de produtos essenciais.


No início deste ano, Sérgio Petecão e os dois outros senadores pelo Acre estiveram com o então ministro dos Transportes, que se comprometeu em agilizar o processo licitatório para a construção da ponte sobre o rio Madeira. O ministro esclareceu que o atraso na licitação se deu em razão de problemas no projeto de engenharia da ponte, que foi contestado pela Marinha do Brasil e Tribunal de Contas da União, em virtude da construção da hidrelétrica de Jirau.


Na audiência, ocorrida no mês de março, o então ministro Alfredo Nascimento determinou o prazo de 9 meses para a licitação.


Petecão cobra agora um novo prazo para a licitação e realização das obras do ministro Paulo Passos, que assumiu o Ministério dos Transportes no lugar de Nascimento. O senador garante que a obra “vai representar a libertação dos acreanos e o elo definitivo do Estado com o resto do país”.


Petecão quer ainda a certeza de que o Governo Federal irá garantir mais empresas concorrentes para a travessia nas balsas do Madeira, enquanto aguarda a construção da ponte.

© 2019 Senador Sérgio Petecão -  Desenvolvido por Linnyki Fernandes