top of page

Petecão discute homofobia com líderes religiosos

Como parte de seu compromisso com líderes religiosos do Acre durante a campanha eleitoral, Petecão prometeu ouvi-los na eventualidade de algum projeto dessa natureza. “Aconteceu antes do esperado e por isso convoquei pastores e outros líderes para que eles me digam como devo me comportar nessa discussão em Brasília”, disse o senador acreano.


O projeto, puxado agora pela senadora Marta Suplicy, torna crime a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero - equiparando esta situação à discriminação de raça, cor, etnia, religião, procedência nacional, sexo e gênero, ficando o autor do crime sujeito a pena, reclusão e multa.

Aprovado no Congresso Nacional, o PLC alterará a Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, caracterizando crime a discriminação ou preconceito de gênero, sexo, orientação sexual e identidade de gênero. Isto quer dizer que todo cidadão ou cidadã que sofrer discriminação por causa de sua orientação sexual e identidade de gênero poderá prestar queixa formal na delegacia. Esta queixa levará à abertura de processo judicial. Caso seja provada a veracidade da acusação, o réu estará sujeito às penas definidas em lei. O texto do Projeto de Lei PLC 122/2006 aborda as mais variadas manifestações que podem constituir homofobia; para cada modo de discriminação há uma pena específica, que atinge no máximo 5 anos de reclusão. Para os casos de discriminação no interior de estabelecimentos comerciais, os proprietários estão sujeitos à reclusão e suspensão do funcionamento do local em um período de até três meses. Também será considerado crime proibir a livre expressão e manifestação de afetividade de cidadãos homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais.

 
 
 

Comments


Copyright 2023 | Senador Sérgio Petecão | Todos os direitos reservados.

bottom of page