© 2019 Senador Sérgio Petecão -  Desenvolvido por Linnyki Fernandes

Petecão destaca os novos prazos para a construção da ponte do Madeira

O líder do PMN no Senado Federal, Sérgio Petecão, disse, ontem em Brasília, que a reunião da semana passada da bancada de senadores do Acre e Rondônia com o ministro dos Transportes, Alfedro Nascimento, serviu para ouvir oficialmente do Governo Federal acerca dos novos prazos para a construção da ponte sobre o rio Madeira (próximo ao Abunã), que divide os estados do Acre e Rondônia. O ministro, segundo o senador, deu uma série de prazos oficiais que, com toda a certeza, vão servir de autêntico cronograma para o Governo Federal e parâmetro para os 2 estados no acompanhamento das obras.”Felizmente agora temos um prazo previamente fixado, depois que o edital foi suspenso. Pelo menos agora temos um norte a seguir para exigir o cumprimento do prazo fixado”, disse o senador.


Na reunião , de acordo com Petecão, o ministro Alfredo Nascimento deu até esta semana para a edição de um novo edital e garantiu que o prazo para realização de novo projeto da ponte e a licitação é de aproximadamente 9 meses.”Infelizmente, a ponte vai sofrer um atraso de acerca de um ano na realização das obras. Mas o anúncio do ministro veio dar um novo alento na retomada de todos os procedimentos necessários para o início da construção da ponte sobre o Madeira,o que já é bastante promissor”, arrematou o senador acreano. Petecão lembrou ainda que só o fato do ministro afirmar que R$ 240 milhões para a ponte do Madeira já estarem assegurados,” é uma notícia mais que promissora em vista dos cortes anunciados pelo Governo Federal, que atingiu até mesmo o Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC”.


Petecão falou que vai acompanhar o desdobramento dos prazos estabelecidos pelo ministro, já que a construção da ponte significa a retomada de um desenvolvimento perene e sustentado que o Acre vem perseguindo há muito tempo. ”A ponte é o fim do isolamento e início de uma nova era para o Acre”. O senador voltou a defender a mobilização de toda a bancada federal acreana em prol da construção da ponte , independente de cores partidárias. ”Afinal, é o Estado que vai lucrar, com benefícios diretos para toda a população”. Para o senador, o importante é que em cerca de um ano, as obras da ponte deverão ser iniciadas com a colaboração e acompanhamento das bancadas do Acre e Rondônia. Para Petecão, o anúncio dos prazos foi , sem dúvida alguma, um avanço que deve ser reconhecido. ” Agora é esperar que os procedimentos de praxe sejam cumpridos á risca e as obras não voltem a sofrer novo atraso. É o que toda a população acreana deseja e vai cobrar por isto”.


Por fim, o senador acrescentou que vai levar a questão dos prazos fixados à tribuna do Senado Federal. A idéia é dar a maior publicidade possível ao anúncio oficial e colocar a população acreana - a maior interessada - no acompanhamento direto e pronta para exigir o cumprimento das datas e períodos estabelecidos pelo Poder público através do ministro. ”Nada melhor que a pressão popular sadia e isenta para que as obras venham a ser cumpridas e o Acre, finalmente, tenha um elo definitivo com o resto do país.assim como um caminho que vai assegurar a saída para o Pacífico através da BR 317, a tão sonhada Transoceânica que já está em vias de se tornar uma realidade palpável”.