© 2019 Senador Sérgio Petecão -  Desenvolvido por Linnyki Fernandes

Petecão é indicado para a Comissão de Justiça do Senado

A jurisdicidade e a constitucionalidade das propostas. Composta por 23 senadores, è onde são travadas as maiores discussões e debates sobre os projetos em pauta e reúne os mais consagrados senadores da legislatura.”É uma honra, ainda como iniciante, vir a ser integrante desta Comissão”, disse Petecão.


Foi mesmo graças a um intenso trabalho político entre seus novos colegas que Petecão conseguiu integrar a CCJ, já que segundo o critério de proporcionalidade a vaga caberia ao PMDB. O que já demonstra sua rápida adaptação e integração num meio de políticos bastante experientes, muitos deles vindos de governos estaduais e até da Presidência da República. Para Petecão, a CCJ, neste próximo biênio, terá mesmo como prioridade a discussão da Reforma Política . O tema , segundo ele, deverá ocupar a maior parte das discussões entre oposição e governo, principalmente acerca de tópicos mais importantes como o financiamento público de campanhas, a lista fechada e o voto distrital. Ex-integrante da CCJ da Câmara dos Deputados, o senador acreano confessou que , agora, vai ter a chance de conhecer melhor o mecanismo de funcionamento próprio da CCJ do Senado Federal.”Cada Casa tem seus próprios métodos e características”,reconheceu.


No mesmo dia da instalação, a CCJ do Senado Federal aprovou a indicação do atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Luís Fux, para o Supremo Tribunal Federal(STF). Petecão lembrou que a rapidez na análise do nome do ministro se deve à necessidade de suprir a 11º vaga do STF. Com isto, o Supremo poderá julgar casos importantes e pendentes , como a questão da chamada Ficha Limpa, hoje empatada pelo plenário atual. Petecão revelou ter ficado impressionado com a humildade de Fux e disse que o Judiciário só vai ganhar com a experiência e conhecimento de um ministro,”que demonstrou frente a todos os senadores presentes uma extrema preocupação em levar a Justiça aos mais carentes”. Por fim, o parlamentar destacou mais uma vez que vai envidar todos os esforços “para honrar o Acre e sua população no desempenho desta nova função”.